Dia do grafite e a gente não poderia falar de outra coisa senão as minas que estão fazendo desenhos incríveis pela cidade. Os trabalhos misturam diferentes técnicas, cores e estilos, mas a figura feminina sempre está presente em forma de militância ou de representação.

Separamos 5 artistas brasileiras que estão nas ruas e nos muros das principais cidades do país e do mundo.

 

SISS

 

Siss é artista plástica há mais de 15 anos, retratando questões feministas do cotidiano. Em 2012, estampou a capa do single Superstar, da Madonna. Artista plástica há mais de 16 anos, tem foco no stencil e no lambe-lambe, também abordando temas que são parte do cotidiano das mulheres.

 

NEGAHAMBURGUER

 

Evelyn Queiróz já é super conhecida pelas ruas. Ela evidencia situações de opressão e preconceito sofrido por mulheres, principalmente, fora do padrão estéticos de corpo.

 

 

ANARKIA BOLADONA

 

A carioca Panmela Castro também retrata mulheres em suas obras, sendo violência doméstica um dos temas mais recorrentes. Ela já pintou muros por Nova York, Paris e até o Boulevard Olímpico.

 

 

 

GRAZIE

 

Grazie é paulista e retrata mulheres distintas, em traços finos e aquarelas. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi uma campanha contra o câncer de mama – ​#LIGAdoROSA​.

 

RAFAMON

 

Rafa Monteiro é uma mineira morando no Rio de Janeiro que já pintou muros no Boulevard Olímpico e Pavilhão das Artes. Pelo seu contato inicial com moda, seus desenhos enfeitaram bolsas, garrafas, camisetas.